Plano
de aula - Energia (Repostado após revisão)
Público
Alvo
Alunos do terceiro ano
do ensino médio.
Temática
Tecnologia e meio
ambiente.
Objetivos
O intuito deste
trabalho é discutir as transformações de energia numa usina hidrelétrica e numa usina
termoelétrica. À partir disso, enumerar as vantagens e desvantagens do uso de
cada usina, focando principalmente o impacto ambiental e a quantidade de
energia transformada por cada uma.
Planos
de aula
O tema proposto está programado
para ser aplicado em quatro:
Aula 1 - Introdução ao
conceito de energia elétrica.
Aula 2 – As transformações
de energia numa usina hidroelétrica.
Aula 3 - As transformações
de energia numa usina termoelétrica.
Aula 4 – Discussão
acerca do tema.
Conteúdo
e conceitos
Aula
1 – Introdução ao conceito de energia elétrica.
Do ponto de vista
físico a energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica de realizar
trabalho. Essa corrente é gerada pela diferença de potencial elétrico entre
dois pontos. A energia elétrica não se esgota, pois pode ser gerada de diversas
maneiras, ao contrário da energia química proveniente apenas da queima do
combustível fóssil.
A energia elétrica pode
ser obtida de diferentes maneiras, tais como a partir de usinas hidrelétricas
(que utilizam a água como fonte geradora de energia), usinas termelétricas (que
utilizam o calor como fonte geradora de energia), além da energia eólica e a solar
(que utilizam o vento e os fótons provenientes da luz solar respectivamente,
como fontes geradoras de energia).
Resumidamente, a
energia elétrica é obtida a partir da energia química pela queima dos
combustíveis na termoelétrica ou da energia mecânica do movimento das águas em
uma represa, ou seja, em ambos os casos uma matriz energética fornece energia a
qual se transforma em energia elétrica.
Em todo o mundo,
aproximadamente 500 000 MW de eletricidade são gerados diariamente a partir das
usinas hidrelétricas e termelétricas, como pode ser visto no fluxograma a
seguir:
Figura
1 – Fluxograma do ciclo da energia elétrica (fonte: http://profmarcosfaria.blogspot.com.br/p/1ano.html)
Nota-se que a energia
térmica proporciona maior produtividade para a transformação em energia
elétrica, uma vez que o calor da queima dos combustíveis gera mais energia do
que a energia mecânica proveniente do movimento da água.
Aula
2 – Usina Hidrelétrica
Com base no vídeo “Como
funcionam as usinas hidrelétricas” (http://www.youtube.com/watch?v=1QDosHWmRcM)
pode-se entender o processo de transformação de energia mais
simplificadamente.
Historicamente, a
obtenção de energia pelo uso as força das águas é a maneira mais antiga para
efetuar algum tipo de trabalho e data do século I a.C. Neste caso, rodas de
água eram colocadas embaixo de quedas d’água e com isso um trabalho realizado
pela energia mecânica do movimento das águas proporcionava uma maior facilidade
para se movimentar objetos e eventualmente diminuir o esforço humano em
colheitas.
No final do século
XVIII, idealizado por Nicola Tesla, a energia mecânica obtida com o movimento
da água começou a ser usada para a obtenção da energia elétrica. A primeira
usina foi a de Niágara Falls, e de lá pra cá, nada mudou além das novas
tecnologias que ajudaram a facilitar o processo.
Atualmente, 20% da
energia elétrica do mundo é obtida pelas usinas hidrelétricas e corresponde à
aproximadamente 100 000 MW diários.
O processo de obtenção
de energia elétrica por meio do movimento das águas é bem simples: Uma represa
armazena uma grande quantidade de água. Esta por sua vez, acumula energia
potencial, pois está em uma altura maior que o duto pelo qual ela se movimenta.
Ao passar pelo duto com uma determinada velocidade, a água adquire energia
cinética que ao fim do duto se encontra com uma turbina. Partindo do ponto que
a energia mecânica é a soma da energia potencial com a energia cinética (ΔEm =
ΔEc + ΔEp), a turbina com a energia acumulada move as bobinas do gerador
causando uma diferença de potencial e conseqüentemente a geração de uma
corrente elétrica. É importante observar que nem toda a energia mecânica se
transforma em energia elétrica, visto que o movimento rápido da turbina se
transforma em energia térmica também. Esta por sua vez, se transfere para todo
o sistema interno ao redor da turbina.
Figura
2 – Funcionamento de uma hidroelétrica (fonte: http://www.infoescola.com/energia/usina-hidreletrica/)
As vantagens de se
obter energia elétrica dessa maneira, é que a água é uma fonte de energia
renovável, e não corre o risco de esgotamento para essa finalidade.
A maior desvantagem de
se usar as usinas hidrelétricas, é o fato da quantidade de usinas estar
aumentando em uma velocidade muito grande, destruindo áreas inteiras para sua
construção. Do ponto de vista ambiental, o impacto é forte, porém para a
geração de energia não há grandes desvantagens.
Aula
3 – Usina Termoelétrica
Com base no vídeo
“Usinas Termoelétricas” (http://www.youtube.com/watch?v=eJKd1QAMyUI),
uma
nova explicação detalhada acerca do assunto pode ser dada.
No contexto histórico,
a obtenção de energia a partir de energia térmica é recente e data da Revolução
Industrial no Século XIX. Inicialmente máquinas totalmente mecânicas se
movimentavam com a energia vinda da queima do carvão mineral. Essa energia
passou a mover locomotivas, e com a descoberta de outros combustíveis fósseis
ao longo dos anos, como o petróleo, se expandiu para os veículos automotores.
A obtenção de energia
elétrica a partir da energia térmica é mais recente ainda e data da segunda
metade do Século XX.
As usinas
termoelétricas utilizam o calor proveniente da queima de combustíveis fósseis
(carvão mineral, óleo, gás, entre outros) ou o calor gerado na fissão nuclear,
tendo em vista que uma usina nuclear é um tipo de usina termoelétrica.
O processo consiste em
primeiro lugar do aquecimento de uma caldeira com água, a qual ao se transformar em vapor, gera uma força
que irá movimentar as pás de uma turbina que por sua vez movimentará um
gerador.
Pode-se aquecer o
caldeirão através da queima de combustíveis fósseis. Uma outra maneira de
aquecimento é utilizando a energia nuclear, através de reações nucleares como a
fissão do urânio.
Após o vapor ter
movimentado as turbinas ele é enviado a um condensador para ser resfriado e
transformado novamente em água líquida para ser reenviado ao caldeirão, para um
novo ciclo. Pode-se concluir então que boa parte da energia é dissipada em uma
fonte fria, o que nos garante que o rendimento aqui não é de 100%, pois o
trabalho realizado não utiliza todo o calor gerado. É importante ressaltar que
o vapor pode ser resfriado utilizando água de um rio, um lago ou um mar, mas
causa danos ecológicos devido ao aquecimento da água e consequentemente uma
diminuição do oxigênio. Uma maneira alternativa de resfriar esse vapor é
utilizando água armazenada em torres, por sua vez esta água é enviada em forma
de vapor a atmosfera, alterando o regime de chuvas.
Figura
3 – Funcionamento de uma termoelétrica (Fonte: http://www.infoescola.com/fisica/usina-termoeletrica/)
A grande vantagem de se
utilizar as usinas termelétricas é que elas podem sem construídas próximas aos
centros urbanos, o que proporciona um desperdício menor de energia, visto que
as linhas de transmissão são diminuídas. Outra grande vantagem, é que as
termoelétricas mantém um ciclo constante de transformação de energia, ao
contrário das hidroelétricas que dependem do nível dos rios.
Por outro lado, um dos
maiores problemas das usinas termoelétricas é a grande contribuição que elas
têm com o aquecimento global através do efeito estufa e de chuvas ácidas,
devido a queima de combustíveis. No caso das usinas termoelétricas que usam
como fonte de calor energia nuclear, além da poluição térmica ainda existe o
problema do lixo atômico, sem contar que as fontes de energia não são
renováveis.
Aula
4 – Discussão acerca do tema.
As questões serão dadas
com o objetivo de possibilitar uma discussão em classe. Essa atividade será em
grupos de até quatro alunos, e as questões para as discussões estão dispostas à
seguir:
1-) Tendo em mente os
ciclos envolvidos tanto na usina hidrelétrica, quanto na usina termoelétrica,
desenvolver um gráfico com as transformações de energia em cada processo e
discutir em qual caso há uma perda maior para o ambiente.
2-) Com base no texto,
discutir qual usina tem um rendimento maior. Estimar por meio dos conhecimentos
acerca do assunto, valores para o trabalho realizado em cada processo ao longo
de um dia.
Bibliografia
Halliday, D., Resnick ,R.,
Walker, J., Fundamentos de física. 7ª edição, vol. 2, editora LTC, 2006;
Sears, Francis W.; Zemansky, Mark W.; Freedman, Roger
A.; Young, Hugh D. Física II, 12ª Ed. (Pearson Addison-Wesley, São Paulo, 2008).
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_eletrica.htm
http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eletrica.htm
http://www.infoescola.com/fisica/usina-termoeletrica/
http://www.infoescola.com/energia/usina-hidreletrica/
http://profmarcosfaria.blogspot.com.br/p/1ano.html
Autores:
Joedson Almeida e Rafael Silva
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