Plano
de aula - Energia
Público
Alvo
Alunos do terceiro ano
do ensino médio, que estejam no terceiro bimestre.
Temática
Tecnologia e meio
ambiente.
Objetivos
O intuito deste
trabalho é a verificação dos ciclos envolvidos na transformação de energia para
uma usina hidrelétrica e para uma usina termoelétrica, e à partir disso
enumerar as vantagens e desvantagens do uso de cada usina, focando
principalmente no impacto ambiental e na quantidade de energia transformada por
cada uma.
Planos
de aula
O tema proposto é programado
para ser aplicado em cinco aulas com um breve questionário sobre o assunto ao
final das aulas para avaliação:
Aula 1 - Introdução ao
conceito de energia elétrica do ponto de vista físico.
Aula 2 - Energia
proveniente de uma usina hidroelétrica.
Aula 3 - Energia
proveniente de uma usina termoelétrica.
Aula 4 - Questionário
sobre o assunto estudado.
Aula 5 - Correção e
debate sobre as questões.
Conteúdo
Aula
1 – Energia elétrica
Do ponto de vista
físico a energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica de realizar
trabalho. Essa corrente é gerada pela diferença de potencial elétrico entre
dois pontos. A energia elétrica é uma fonte de energia renovável, ou seja, ela
não se esgota, pois pode ser gerada de diversas maneiras, ao contrário da
energia proveniente apenas da queima do combustível fóssil.
A energia elétrica pode
ser obtida de diferentes maneiras, tais como a partir de usinas hidrelétricas,
usinas termelétricas, além da energia eólica e a solar que também se transformam
em energia elétrica. O foco aqui é a transformação de energia nas usinas
termoelétricas e nas hidrelétricas.
Resumidamente, a
energia elétrica é obtida a partir da energia química pela queima dos
combustíveis na termoelétrica ou da energia mecânica do movimento das águas em
uma represa, ou seja, em ambos os casos uma matriz energética fornece energia a
qual se transforma em energia elétrica.
Em todo o mundo,
aproximadamente 500 000 MW de eletricidade são gerados diariamente a partir das
usinas hidrelétricas e termelétricas, como pode ser visto no fluxograma a
seguir:
Figura
1 – Fluxograma do ciclo da energia elétrica
É possível observar que
a energia térmica proporciona maior produtividade para a transformação em
energia elétrica, uma vez que o calor da queima dos combustíveis gera mais
energia do que a energia mecânica proveniente do movimento da água.
Aula
2 – Usina Hidrelétrica
A aula se inicia com a
apresentação de um breve vídeo sobre como funcionam as usinas hidrelétricas, de
um ponto de vista resumido. O vídeo se chama “Como funcionam as usinas
hidrelétricas” (http://www.youtube.com/watch?v=1QDosHWmRcM).
O
vídeo possui menos de dois minutos de duração e simplifica o processo, para que
os alunos tenham uma introdução ao tema.
Com base no vídeo, o
processo de transformação de energia pode ser explicado agora com mais
detalhes.
Historicamente, a
obtenção de energia pelo uso as força das águas é a maneira mais antiga para
efetuar algum tipo de trabalho e data do século I a.C. Neste caso, rodas de
água eram colocadas embaixo de quedas d’água e com isso um trabalho realizado
pela energia mecânica do movimento das águas proporcionava uma maior facilidade
para se movimentar objetos e eventualmente diminuir o esforço humano em
colheitas.
No final do século
XVIII, idealizado por Nicola Tesla, a energia mecânica obtida com o movimento
da água começou a ser usada para a obtenção da energia elétrica. A primeira usina
foi a de Niágara Falls, e de lá pra cá, nada mudou além das novas tecnologias
que ajudaram a facilitar o processo.
Atualmente, 20% da
energia elétrica do mundo é obtida pelas usinas hidrelétricas e corresponde à
aproximadamente 100 000 MW diários.
O processo de obtenção
de energia elétrica por meio do movimento das águas é bem simples: Uma represa
armazena uma grande quantidade de água. Esta por sua vez, acumula energia
potencial, pois está em uma altura maior que o duto pelo qual ela se movimenta.
Ao passar pelo duto com uma determinada velocidade, a água adquire energia
cinética que ao fim do duto se encontra com uma turbina. Partindo do ponto que
a energia mecânica é a soma da energia potencial com a energia cinética (ΔEm =
ΔEc + ΔEp), a turbina com a energia acumulada move as bobinas do gerador
causando uma diferença de potencial e conseqüentemente a geração de uma
corrente elétrica. É importante observar que nem toda a energia mecânica se
transforma em energia elétrica, visto que o movimento rápido da turbina se
transforma em energia térmica também. Esta por sua vez, se transfere para todo
o sistema interno ao redor da turbina.
Figura
2 – Funcionamento de uma hidroelétrica
As vantagens de se
obter energia elétrica dessa maneira, é que a água é uma fonte de energia
renovável, e não corre o risco de esgotamento para essa finalidade.
A maior desvantagem de
se usar as usinas hidrelétricas, é o fato da quantidade de usinas estar
aumentando em uma velocidade muito grande, destruindo áreas inteiras para sua
construção. Do ponto de vista ambiental, o impacto é forte, porém para a
geração de energia não há grandes desvantagens.
Aula
3 – Usina Termoelétrica
A aula se inicia com um
vídeo de três minutos sobre o funcionamento de uma usina termoelétrica, para
assim se criar uma base para a discussão. O vídeo se chama “Usinas
Termoelétricas” (http://www.youtube.com/watch?v=eJKd1QAMyUI).
Com base no vídeo, uma
nova explicação detalhada pode ser dada.
No contexto histórico,
a obtenção de energia a partir de energia térmica é recente e data da Revolução
Industrial no Século XIX. Inicialmente máquinas totalmente mecânicas se
movimentavam com a energia vinda da queima do carvão mineral. Essa energia
passou a mover locomotivas, e com a descoberta de outros combustíveis fósseis
ao longo dos anos, como o petróleo, se expandiu para os veículos automotores.
A obtenção de energia
elétrica a partir da energia térmica é mais recente ainda e data da segunda
metade do Século XX.
As usinas
termoelétricas utilizam o calor proveniente da queima de combustíveis fósseis
(carvão mineral, óleo, gás, entre outros) ou o calor gerado na fissão nuclear,
tendo em vista que uma usina nuclear é um tipo de usina termoelétrica.
O processo consiste em
primeiro lugar do aquecimento de uma caldeira com água, a qual ao se transformar em vapor, gera uma força
que irá movimentar as pás de uma turbina que por sua vez movimentará um
gerador.
Pode-se aquecer o
caldeirão através da queima de combustíveis fósseis. Uma outra maneira de
aquecimento é utilizando a energia nuclear, através de reações nucleares como a
fissão do urânio.
Após o vapor ter
movimentado as turbinas ele é enviado a um condensador para ser resfriado e
transformado novamente em água líquida para ser reenviado ao caldeirão, para um
novo ciclo. Esse vapor pode ser resfriado utilizando água de um rio, um lago ou
um mar, mas causa danos ecológicos devido ao aquecimento da água e
consequentemente uma diminuição do oxigênio. Uma maneira alternativa de
resfriar esse vapor é utilizando água armazenada em torres, por sua vez esta
água é enviada em forma de vapor a atmosfera, alterando o regime de chuvas.
Figura
3 – Funcionamento de uma termoelétrica
A grande vantagem de se
utilizar as usinas termelétricas é que elas podem sem construídas próximas aos
centros urbanos, o que proporciona um desperdício menor de energia, visto que
as linhas de transmissão são diminuídas. Outra grande vantagem, é que as
termoelétricas mantém um ciclo constante de transformação de energia, ao
contrário das hidroelétricas que dependem do nível dos rios.
Por outro lado, um dos
maiores problemas das usinas termoelétricas é a grande contribuição que elas
têm com o aquecimento global através do efeito estufa e de chuvas ácidas,
devido a queima de combustíveis. No caso das usinas termoelétricas que usam
como fonte de calor energia nuclear, além da poluição térmica ainda existe o
problema do lixo atômico, sem contar que as fontes de energia não são
renováveis.
Aula
4 – Questionário
As questões serão dadas
com o objetivo de possibilitar uma discussão em classe numa aula posterior. Essa
atividade será em grupos de até quatro alunos, e as questões estão dispostas à
seguir:
1-) Com base no
conteúdo do texto, porque a energia mecânica proveniente do movimento da água
não é totalmente transformada em energia elétrica?
2-) Tendo em vista que
a água é uma fonte de energia renovável, por que há racionamentos?
3-) Se as usinas
termoelétricas tem uma produtividade maior de eletricidade, por que são menos
utilizadas que as hidrelétricas?
4-) Qual o maior
problema da construção e usinas hidrelétricas? Por que esse problema não ocorre
com as termoelétricas?
5-) É possível dizer
que todo o calor gerado em uma termoelétrica é aproveitado em forma de
eletricidade?
Aula
5 – Correção e debate das questões
Nesta aula, haverá um
debate sobre as questões anteriores. O objetivo não é expor uma resolução pré
definida de cada questão, mas sim separar e realizar uma análise das respostas
que cada grupo, para assim se ter uma discussão sobre o tema abordado.
Bibliografia
Halliday, D., Resnick ,R.,
Walker, J., Fundamentos de física. 7ª edição, vol. 2, editora LTC, 2006;
Sears, Francis W.; Zemansky, Mark W.; Freedman, Roger
A.; Young, Hugh D. Física II, 12ª Ed. (Pearson Addison-Wesley, São Paulo,
2008).
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_eletrica.htm
http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eletrica.htm
http://www.infoescola.com/fisica/usina-termoeletrica/
http://www.infoescola.com/energia/usina-hidreletrica/
Autores:
Joedson Almeida e Rafael Silva
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