segunda-feira, 3 de junho de 2013

Plano de Aula - Efeito Estufa

    Nosso objetivo geral é desenvolver um olhar crítico, fazer com que o aluno reflita e consiga se posicionar, para isso, apostamos em uma sequência de 3 aulas interdisciplinares, explicando o tema proposto, o efeito estufa, com abordagem física, química e biológica.Primeiramente serão feitos questionamentos aos alunos e depois será realizada a explicação, após o conhecimento ser transferido ao aluno, utilizaremos uma discussão como forma de avaliação, ou seja, como a busca era um posicionamento crítico, é a melhor forma para avaliar. A utilização de imagens e vídeos, além de complementar a explicação, também serve para tornar a aula mais interessante. O levantamento de questões durante as aulas permite um dinamismo maior, além de ajudar o professor saber o que a turma está entendendo sobre o assunto.
Aula 1
     A primeira aula será destinada para a apresentação do assunto, o efeito estufa, para os alunos. Serão levantadas as seguintes questões no início da aula:
O que é o efeito estufa?
O que causa o efeito estufa?
Seria possível a vida no planeta terra sem o efeito estufa?
(O professor, antes de dar início á explicação, escutará as respostas dos alunos.)
       O objetivo desse questionamento é fazer com que o aluno pense durante a explicação, ou seja, as perguntas servem de apoio ao aluno, ajuda o aluno que nunca teve contato com esse assunto. Após essa pequena discussão, começaria a explicação aprofundada do assunto.
- O efeito estufa                
      Muitas vezes o aquecimento global é confundido com o efeito estufa. Embora relacionados, são fenômenos diferentes. O Aquecimento Global, resultado do aumento geral da temperatura do planeta, está acontecendo em decorrência da ampliação do poder de reflexão do efeito estufa.
   O efeito estufa é um fenômeno natural, sem ele a vida na terra seria impossível. Esse fenômeno mantém o planeta aquecido. O efeito estuda é provocado por gases, especialmente o gás carbônico, podemos comparar isso com o que ocorre nas estufas, o vidro deixa os raios do sol, entrarem, mas impede que o excesso e calor seja irradiado de volta para o espaço, no efeito estufa, o vidro é substituído pelos gases que a radiação infravermelha. Sem essa camada, toda a irradiação seria irradiada para o espaço, fazendo com que a temperatura da terra atingisse baixíssimos valores, tornando a terra um planeta gelado. 
    O efeito estufa pode ser compreendido como sendo a diferença entre a energia recebida do sol e a energia emitida pela terra ao ser aquecida. Para entender isso precisamos saber que a energia que recebemos do sol é quase totalmente constituída por luz branca e a energia emitida pela terra é constituída por irradiação infravermelha. A atmosfera da terra é transparente para a luz branca e opaca para a radiação infravermelha. Sendo assim, parte da energia (calor) é retida na atmosfera.
   A energia solar que chega á terra é distribuída pela superfície. O calor sobe, mas os gases absorvedores do infravermelho refletem parte dessa energia, fazendo com que ela volte á superfície.
   Os gases responsáveis pelo efeito estufa são:
50% - gás carbônico
20% - clorofluorcarbonos
18% - metano
10% - óxidos de nitrogênio
2% - outros
    A concentração desses gases na atmosfera está aumentando devido, principalmente a queima de combustíveis e de madeira, intensificando a retenção de raios infravermelhos e elevando a temperatura terrestre. As consequências previstas são catastróficas. Existe o risco das calotas polares derreterem e ocasionarem um aumento nos níveis dos mares e mudará a circulação atmosférica e o regime das chuvas.

Fonte: http://www.rudzerhost.com

    A explicação da imagem será, basicamente, mostrar ao aluno a quantização de energia absorvida e refletida.
    Quando a radiação solar atinge a terra ela é absorvida, refletida e espalhada. Cerca de 50% da radiação é absorvida pela superfície, 20% absorvida pela atmosfera e, aproximadamente, 30% é refletida de volta ao espaço.

Energia absorvida – Energia refletida = Energia espalhada pelo planeta
Efeito estufa
Aula 2
Será explicado qual é função do gás carbônico para os seres vivos e para o planeta.
 - O ciclo do carbono ou do dióxido de carbono
  O gás carbônico constitui o meio de transporte do elemento carbono. A fixação do gás carbônico dá-se pela fotossíntese realizada pelos vegetais que tem clorofila. Os seres vivos só conseguem aproveitar o carbono da natureza sob forma de gás carbônico encontrado na atmosfera ou sob forma de bicarbonato e carbonato, dissolvidos na água. O carbono entra nos seres vivos quando os vegetais, utilizando gás carbônico do ar ou os carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água, realizam fotossíntese.
Equações:

Fotossíntese


Respiração:


Queima de Combústivel:

 Obs: O gás carbônico retorna a atmosfera pela respiração e pela queima de combustíveis.
Gás carbônico dissolvido na água e a formação do carbonato de cálcio



      A fotossíntese, realizada pelas plantas e algas marinhas ajudam a diminuir a concentração de gás carbônico na atmosfera, pois transforma em oxigênio. Isso contribui para que exista um equilíbrio, evitando que ocorra o acúmulo, em excesso, de gás carbônico, contudo como a emissão de gás carbônico é muito maior que a taxa de fotossíntese esse acúmulo é inevitável.
Aula 3
        Na última aula serão passados 2 vídeos com o objetivo de complementação do assunto, após isso o professor fará um breve resumo do que foi falado no vídeo, destacando as partes mais importantes (critério de cada professor). Após isso, seria iniciado o debate.
Vídeos:
  No debate serão levantados questionamentos do tipo:
O que poderia ser feito para a diminuição da emissão de gás carbônico?
Quais os benefícios e os malefícios do efeito estufa?

        A proposta seria: formar grupos de 4  ou 5 alunos para discutirem e responderem as duas questões, após isso o professor  pediria que cada grupo lesse suas respostas. O objetivo da formação do grupo seria fazer com que os alunos discutissem entre si e, depois, essas duas questões, também, seriam discutidas com o professor. Esperando que ao fim das três aulas, os alunos, consigam ter um posicionamento crítico sobre o efeito estufa. 







Autoras: Kátia Lima e Tatiane Sanches 

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