Nosso objetivo geral é desenvolver um olhar crítico, fazer com que o
aluno reflita e consiga se posicionar, para isso, apostamos em uma sequência de
3 aulas interdisciplinares, explicando o tema proposto, o efeito estufa, com
abordagem física, química e biológica.Primeiramente serão feitos
questionamentos aos alunos e depois será realizada a explicação, após o
conhecimento ser transferido ao aluno, utilizaremos uma discussão como forma de
avaliação, ou seja, como a busca era um posicionamento crítico, é a melhor
forma para avaliar. A utilização de imagens e vídeos, além de complementar a
explicação, também serve para tornar a aula mais interessante. O levantamento
de questões durante as aulas permite um dinamismo maior, além de ajudar o
professor saber o que a turma está entendendo sobre o assunto.
Aula 1
A primeira aula será destinada para a apresentação do assunto, o efeito
estufa, para os alunos. Serão levantadas as seguintes questões no início da
aula:
O que é o
efeito estufa?
O que causa o
efeito estufa?
Seria
possível a vida no planeta terra sem o efeito estufa?
(O professor, antes de dar início á
explicação, escutará as respostas dos alunos.)
O
objetivo desse questionamento é fazer com que o aluno pense durante a explicação,
ou seja, as perguntas servem de apoio ao aluno, ajuda o aluno que nunca teve
contato com esse assunto. Após essa pequena discussão, começaria a explicação
aprofundada do assunto.
- O efeito estufa
Muitas
vezes o aquecimento global é confundido com o efeito estufa. Embora
relacionados, são fenômenos diferentes. O Aquecimento Global, resultado
do aumento geral da temperatura do planeta, está acontecendo em decorrência da
ampliação do poder de reflexão do efeito
estufa.
O efeito estufa é um fenômeno natural, sem
ele a vida na terra seria impossível. Esse fenômeno mantém o planeta aquecido.
O efeito estuda é provocado por gases, especialmente o gás carbônico, podemos
comparar isso com o que ocorre nas estufas, o vidro deixa os raios do sol,
entrarem, mas impede que o excesso e calor seja irradiado de volta para o
espaço, no efeito estufa, o vidro é substituído pelos gases que a radiação
infravermelha. Sem essa camada, toda a irradiação seria irradiada para o
espaço, fazendo com que a temperatura da terra atingisse baixíssimos valores,
tornando a terra um planeta gelado.
O efeito estufa pode ser compreendido como
sendo a diferença entre a energia recebida do sol e a energia emitida pela
terra ao ser aquecida. Para entender isso precisamos saber que a energia que
recebemos do sol é quase totalmente constituída por luz branca e a energia
emitida pela terra é constituída por irradiação infravermelha. A atmosfera da
terra é transparente para a luz branca e opaca para a radiação infravermelha.
Sendo assim, parte da energia (calor) é retida na atmosfera.
A energia solar que chega á terra é
distribuída pela superfície. O calor sobe, mas os gases absorvedores do
infravermelho refletem parte dessa energia, fazendo com que ela volte á
superfície.
Os gases responsáveis pelo efeito estufa
são:
50% - gás
carbônico
20% -
clorofluorcarbonos
18% - metano
10% - óxidos
de nitrogênio
2% - outros
A concentração desses gases na atmosfera
está aumentando devido, principalmente a queima de combustíveis e de madeira,
intensificando a retenção de raios infravermelhos e elevando a temperatura
terrestre. As consequências previstas são catastróficas. Existe o risco das
calotas polares derreterem e ocasionarem um aumento nos níveis dos mares e
mudará a circulação atmosférica e o regime das chuvas.
Fonte: http://www.rudzerhost.com
A explicação da imagem será, basicamente, mostrar ao aluno a quantização de energia absorvida e refletida.
Quando a radiação solar atinge a terra ela
é absorvida, refletida e espalhada. Cerca de 50% da radiação é absorvida pela
superfície, 20% absorvida pela atmosfera e, aproximadamente, 30% é refletida de
volta ao espaço.
Energia absorvida – Energia refletida = Energia espalhada pelo planeta
Aula 2
Será
explicado qual é função do gás carbônico para os seres vivos e para o planeta.
- O ciclo do carbono ou do dióxido de carbono
O gás carbônico constitui o meio de
transporte do elemento carbono. A fixação do gás carbônico dá-se pela
fotossíntese realizada pelos vegetais que tem clorofila. Os seres vivos só
conseguem aproveitar o carbono da natureza sob forma de gás carbônico encontrado
na atmosfera ou sob forma de bicarbonato e carbonato, dissolvidos na água. O
carbono entra nos seres vivos quando os vegetais, utilizando gás carbônico do
ar ou os carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água, realizam fotossíntese.
Equações:
Fotossíntese
Respiração:
Queima de Combústivel:
Obs: O gás
carbônico retorna a atmosfera pela respiração e pela queima de combustíveis.
Gás carbônico
dissolvido na água e a formação do carbonato de cálcio
A fotossíntese, realizada pelas plantas e
algas marinhas ajudam a diminuir a concentração de gás carbônico na atmosfera,
pois transforma em oxigênio. Isso contribui para que exista um equilíbrio,
evitando que ocorra o acúmulo, em excesso, de gás carbônico, contudo como a
emissão de gás carbônico é muito maior que a taxa de fotossíntese esse acúmulo
é inevitável.
Aula 3
Na última aula serão passados 2 vídeos
com o objetivo de complementação do assunto, após isso o professor fará um
breve resumo do que foi falado no vídeo, destacando as partes mais importantes
(critério de cada professor). Após isso, seria iniciado o debate.
Vídeos:
No
debate serão levantados questionamentos do tipo:
O que poderia
ser feito para a diminuição da emissão de gás carbônico?
Quais os
benefícios e os malefícios do efeito estufa?
A proposta seria: formar grupos de
4 ou 5 alunos para discutirem e
responderem as duas questões, após isso o professor pediria que cada grupo lesse suas respostas.
O objetivo da formação do grupo seria fazer com que os alunos discutissem entre
si e, depois, essas duas questões, também, seriam discutidas com o professor.
Esperando que ao fim das três aulas, os alunos, consigam ter um posicionamento
crítico sobre o efeito estufa.
Autoras: Kátia Lima e Tatiane Sanches
Autoras: Kátia Lima e Tatiane Sanches
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