segunda-feira, 3 de junho de 2013

Plano de Aula - O ser humano como máquina térmica

Introdução:
Esse plano de aula tem  como objetivo colocar o aluno na posição de pesquisador. Para isso a abordagem educacional utilizada será a unidade de aprendizagem que tem como característica o aluno criar e organizar seu próprio material de estudo a partir de pesquisas feitas por ele.
O tema tratado nessas aulas será o ser humano como máquina térmica. Num primeiro momento (primeira aula) será necessário fazer uma sondagem inicial do conhecimento prévio dos alunos. Questões serão dadas aos alunos e em torno delas será iniciada uma discussão sobre máquinas térmicas (definição e conceitos).
Na segunda aula os alunos já terão uma pesquisa em mãos sobre fluxos de energia. E o professor fará a ligação entre a pesquisa do fluxo de energia trazida pelos alunos e o fluxo de energia no ser humano.
Na terceira aula será feita uma discussão final sobre o ser humano como máquina térmica e como forma de avaliação os alunos irão produzir um texto onde deverá está presente todos os conceitos tratados.


Aula 1
 Na aula 1, será feita uma sondagem geral sobre o tema fluxo de energia e máquinas térmicas. Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas e cada grupo discutirá as seguintes perguntas:
1)      Na sua casa o que faz os aparelhos elétricos funcionarem? E um carro? Existe algo em comum no funcionamento deles?
2)      Da onde vem a energia para os seres humanos fazerem as tarefas básicas? E para onde essa energia vai?
3)      O que é uma máquina térmica? E sua função? Ela está relacionada com o conceito de energia?
4)      Numa máquina térmica de onde vem a energia? E para onde ela vai?

Cada grupo irá responder as questões em voz alta e o professor guiará os alunos para as respostas certas, na questão um a possível resposta dos alunos seria que a energia elétrica que faz os aparelhos funcionarem e que no carro seria o combustível, o professor conduzia eles a pensarem na questão de energia.

Na questão dois o objetivo do professor será relacionar que o corpo humano funciona também na base de energia seguindo um raciocínio semelhante aos aparelhos elétricos e o carro.
 Na terceira e quarta questão, os alunos vão pensar no conceito e no funcionamento de máquinas térmicas e o professor vai direcionar essa discussão para que se tenha a ideia de que máquina térmica transforma energia térmica proveniente do calor em energia mecânica (trabalho) num ciclo.
Ainda na terceira questão citar exemplos de máquinas térmicas e analisar o funcionamento delas, por exemplo:
Motor de um carro
O motor de um carro é um sistema que executa uma transformação cíclica, isto é, a máquina térmica que transforma a energia em ciclos. Como os estados inicial e final de um ciclo são os mesmos, a energia interna nesse sistema é igual, e assim, a variação de energia interna ao fim de um ciclo é nula.
 Segundo a 1ª lei da termodinâmica, o trabalho realizado por uma máquina térmica é igual à energia recebida sob a forma de calor absorvida por ela.
Num automóvel, a energia obtida sob a forma de calor na câmara de combustão devido à explosão da mistura de ar e gasolina, causa a expansão dessa mistura gasosa. Esta expansão empurra um pistão ou êmbolo, realizando trabalho sobre o exterior. De seguida, os gases resultantes da combustão são expelidos para o exterior, entrando novamente para a câmara uma mistura de ar e gasolina, e todo o processo volta a repetir-se, ou seja, é um processo cíclico.

Na questão quatro o professor relaciona a máquina térmica com o ser humano na questão da utilização da energia que entra e pra onde ela vai.
Será pedido uma pesquisa sobre fluxo de energia para a próxima aula.


Aula 2
Com os alunos com as pesquisas em mãos, inicia-se a aula perguntando aos alunos o que eles entendem por fluxo de energia.  Cada aluno, ou cada grupo, vai dizer o que achou em sua pesquisa e o professor anotará as ideias principais na lousa. A partir disso, o professor guiará a discussão para o fluxo de energia no ser humano, a energia que entra no sistema, a que sai do sistema,  no que essa energia é transformada.
Essa discussão será baseada nos seguintes conceitos:

A energia entra no sistema humano, através dos alimentos. Eles são queimados ou oxidados dentro do corpo de maneira semelhante aos combustíveis fósseis durante a sua queima. Quando queimados eles originam calor e a luz das chamas. Já no corpo humano, o oxigênio do ar combina-se com as substancias que estão sendo consumidas e liberam energia química. Diferentes tipos de alimento armazenam e liberam diferentes tipos de energia.
A energia química, produzida pelo organismo é transformada em energia térmica. Essa, por sua vez, se transforma em calor, para manter o ser humano aquecido, e se transforma em energia mecânica, para a execução de atividades diárias.

Aula 3
Para finalizar, será feita uma comparação do ser humano como uma máquina térmica, já que os conceitos de fluxo de energia no ser humano e máquinas térmicas já foram discutidos.
A seguir, um texto apara auxiliar o professor na comparação do ser humano como máquina térmica.






Bibliografia
Energia
Autor: Jack Challoner
Editora: Globo                  

Faces da Energia
Autores: Aníbal Figueiredo e Maurício Pietrocola
Editora: FTD                         

Fundamentos da Física – Vol. 2
Autores: Halliday , Renisck
Editora:

Sites:
Data de acesso: 16/05/2013

Data de acesso: 16/05/2013

Data de acesso: 16/05/2013



Nomes: Gabriela Cavalcante e Gabriely Marquer

Nenhum comentário:

Postar um comentário