Introdução:
Esse plano de aula tem como objetivo colocar o aluno na posição de
pesquisador. Para isso a abordagem educacional utilizada será a unidade de
aprendizagem que tem como característica o aluno criar e organizar seu próprio
material de estudo a partir de pesquisas feitas por ele.
O tema tratado nessas aulas será
o ser humano como máquina térmica. Num primeiro momento (primeira aula) será
necessário fazer uma sondagem inicial do conhecimento prévio dos alunos. Questões
serão dadas aos alunos e em torno delas será iniciada uma discussão sobre
máquinas térmicas (definição e conceitos).
Na segunda aula os alunos já
terão uma pesquisa em mãos sobre fluxos de energia. E o professor fará a
ligação entre a pesquisa do fluxo de energia trazida pelos alunos e o fluxo de
energia no ser humano.
Na terceira aula será feita uma
discussão final sobre o ser humano como máquina térmica e como forma de
avaliação os alunos irão produzir um texto onde deverá está presente todos os
conceitos tratados.
Aula 1
Na aula 1, será feita
uma sondagem geral sobre o tema fluxo de energia e máquinas térmicas. Os alunos
serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas e cada grupo discutirá as seguintes
perguntas:
1)
Na sua casa o que faz os aparelhos elétricos
funcionarem? E um carro? Existe algo em comum no funcionamento deles?
2)
Da onde vem a energia para os seres humanos
fazerem as tarefas básicas? E para onde essa energia vai?
3)
O que é uma máquina térmica? E sua função? Ela
está relacionada com o conceito de energia?
4)
Numa máquina térmica de onde vem a energia? E
para onde ela vai?
Cada grupo irá responder as questões em voz alta e o
professor guiará os alunos para as respostas certas, na questão um a possível
resposta dos alunos seria que a energia elétrica que faz os aparelhos
funcionarem e que no carro seria o combustível, o professor conduzia eles a
pensarem na questão de energia.
Na questão dois o objetivo do professor será relacionar que
o corpo humano funciona também na base de energia seguindo um raciocínio
semelhante aos aparelhos elétricos e o carro.
Na terceira e quarta
questão, os alunos vão pensar no conceito e no funcionamento de máquinas
térmicas e o professor vai direcionar essa discussão para que se tenha a ideia
de que máquina térmica transforma energia térmica proveniente do calor em
energia mecânica (trabalho) num ciclo.
Ainda na terceira questão citar exemplos de máquinas
térmicas e analisar o funcionamento delas, por exemplo:
Motor de um carro
O motor de
um carro é um sistema que executa uma transformação cíclica, isto é, a máquina
térmica que transforma a energia em ciclos. Como os estados inicial e final de
um ciclo são os mesmos, a energia interna nesse sistema é igual, e assim, a
variação de energia interna ao fim de um ciclo é nula.
Segundo a 1ª lei da termodinâmica, o trabalho
realizado por uma máquina térmica é igual à energia recebida sob a forma de
calor absorvida por ela.
Num
automóvel, a energia obtida sob a forma de calor na câmara de combustão devido
à explosão da mistura de ar e gasolina, causa a expansão dessa mistura gasosa.
Esta expansão empurra um pistão ou êmbolo, realizando trabalho sobre o
exterior. De seguida, os gases resultantes da combustão são expelidos para o
exterior, entrando novamente para a câmara uma mistura de ar e gasolina, e todo
o processo volta a repetir-se, ou seja, é um processo cíclico.
Na questão quatro o professor relaciona a máquina térmica
com o ser humano na questão da utilização da energia que entra e pra onde ela
vai.
Será pedido uma pesquisa sobre fluxo de energia para a
próxima aula.
Aula 2
Com os alunos com as pesquisas em mãos, inicia-se a aula
perguntando aos alunos o que eles entendem por fluxo de energia. Cada aluno, ou cada grupo, vai dizer o que
achou em sua pesquisa e o professor anotará as ideias principais na lousa. A
partir disso, o professor guiará a discussão para o fluxo de energia no ser
humano, a energia que entra no sistema, a que sai do sistema, no que essa energia é transformada.
Essa
discussão será baseada nos seguintes conceitos:
A
energia entra no sistema humano, através dos alimentos. Eles são queimados ou
oxidados dentro do corpo de maneira semelhante aos combustíveis fósseis durante
a sua queima. Quando queimados eles originam calor e a luz das chamas. Já no
corpo humano, o oxigênio do ar combina-se com as substancias que estão sendo
consumidas e liberam energia química. Diferentes tipos de alimento armazenam e
liberam diferentes tipos de energia.
A
energia química, produzida pelo organismo é transformada em energia térmica.
Essa, por sua vez, se transforma em calor, para manter o ser humano aquecido, e
se transforma em energia mecânica, para a execução de atividades diárias.
Aula 3
Para
finalizar, será feita uma comparação do ser humano como uma máquina térmica, já
que os conceitos de fluxo de energia no ser humano e máquinas térmicas já foram
discutidos.
A
seguir, um texto apara auxiliar o professor na comparação do ser humano como
máquina térmica.
A termo-regulação
A manutenção da temperatura interna do
organismo relativamente constante, em ambientes cujas condições
termo-higrométricas são as mais variadas possíveis, se faz por intermédio de
seu aparelho termo-regulador, que comanda a redução ou aumento das perdas de
calor pelo organismo através de alguns mecanismos de controle.
A termo regulação, apesar de ser o meio
natural de controle de perdas de calor pelo organismo, representa um esforço
extra e, por conseguinte, uma queda de potencialidade de trabalho. A termo-regulação
em animais pode ser dividida em respostas comportamentais (voluntárias) e
fisiológicas (involuntárias) aos estímulos externos.
São as seguintes as respostas
comportamentais mais comuns: movimento, postura, ingestão e construção de
abrigos entre outros.
As reações fisiológicas ao estresse
térmico incluem mudanças no metabolismo, dilatação e contração de vasos
sangüíneos, aumentar ou diminuir a pulsação cardíaca, suor, tiritar, eriçar de
pelos, entre outros.
Catabolismo, anabolismo e fadiga higrotérmica
O organismo humano passa diariamente por
uma fase de fadiga - catabolismo - e por uma fase de repouso - anabolismo. O
catabolismo, sob o ponto de vista fisiológico, envolve três tipos de fadiga:
a) física, muscular, resultante do
trabalho de força;
b) termo-higrométrica, relativa ao calor
ou ao frio;
c) nervosa, particularmente visual e
sonora.
A fadiga física faz parte do processo
normal de metabolismo. A fadiga termo-higrométrica é resultante do trabalho
excessivo do aparelho termo-regulador, pela existência de condições ambientais
desfavoráveis, no que diz respeito à temperatura do ar, tanto com relação ao
frio quanto ao calor, e à umidade do ar.
Parâmetros do Conforto Térmico
O conforto térmico é, em linhas gerais,
obtido por trocas térmicas que dependem de vários fatores, ambientais ou
pessoais, governados por processos físicos, como convecção, radiação,
evaporação e eventualmente condução. De acordo com literatura o Conforto
Térmico Humano e sua resposta fisiológica, ao estresse térmico, dependem da
produção de calor metabólico, do nível de fatores ambientais (velocidade do
vento, temperatura do ar, umidade relativa e emperatura média radiante) e do
tipo de vestimenta que o indivíduo estiver usando . O efeito conjugado dos
mesmos é que definirá o grau de conforto ou desconforto térmico sentido pelas
pessoas. Desta forma, os parâmetros mais importantes do conforto térmico
subdividem-se em duas classes:
metabolismo
vestuário
Ambientais
Temperatura do ar
Umidade do ar
Velocidade do ar
Temperatura média radiante
Índices de conforto térmico
Os primeiros estudos a cerca do conforto
térmico datam do início do século passado. Esses estudos tinham o objetivo
principal de avaliar de que maneira as condições termohigrógrafas afetavam o
rendimento do trabalho. As condições de conforto térmico são função da
atividade desenvolvida pelo indivíduo, da sua vestimenta e das variáveis
ambientais que proporcionam as trocas de calor entre o corpo e o ambiente.
Assim, os índices de conforto térmico procuram englobar, em um único parâmetro,
diversas variáveis.
Classificação dos índices de conforto
Estes índices foram desenvolvidos com base
em diferentes aspectos do conforto e podem ser classificados como a seguir:
índices biofisicos - baseiam-se nas trocas
de calor entre o corpo e o ambiente, correlacionando os elementos do conforto
com as trocas de calor que dão origem a esses elementos;
índices fisiológicos - baseiam-se nas
reações fisiológicas originadas por condições conhecidas de temperatura seca do
ar, temperatura radiante média, umidade do ar e velocidade do vento;
índices subjetivos - baseiam-se nas
sensações subjetivas de conforto experimentadas em condições em que os
elementos de conforto térmico variam.
Toda condição de saúde e doença no homem
tem sua origem em outros processos, antes que o próprio homem seja envolvido.
Fatores hereditários, sociais e econômicos, ou do meio ambiente, podem estar
criando estímulos patogênicos muito antes que o homem e o estímulo comecem a
interagir para produzir a doença.
Relações meteorotrópicas
Bibliografia
Energia
Autor: Jack Challoner
Editora: Globo
Autor: Jack Challoner
Editora: Globo
Faces
da Energia
Autores: Aníbal Figueiredo e Maurício Pietrocola
Editora: FTD
Autores: Aníbal Figueiredo e Maurício Pietrocola
Editora: FTD
Fundamentos
da Física – Vol. 2
Autores: Halliday , Renisck
Editora:
Autores: Halliday , Renisck
Editora:
Sites:
Data de acesso: 16/05/2013
Data de acesso: 16/05/2013
Data de acesso: 16/05/2013
Nomes: Gabriela Cavalcante e Gabriely Marquer
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