Plano de aula
Ciclo do Ar
Proposta de trabalho para alunos do 1º ano do ensino médio,
por volta do 2º bimestre.
Abordagem temática:
Temas ambientais. Relacionar o ciclo do ar e seu aproveitamento como fonte de
energia com a interferência do crescimento populacional e o desenvolvimento
tecnológico.
Objetivo: Compreender
como funciona o ciclo do ar e a influência do crescimento populacional nesse
ciclo (poluição e inversão térmica). Compreender a produção de energia elétrica
através da energia cinética do vento. Discutir as vantagens de sua utilização e
contextualizar com aspectos sociais, políticos e econômicos.
Procedimentos
didáticos:
Primeira aula (45 min):
Como funciona o ciclo do ar e o que é a inversão térmica.
Segunda aula (45 min): O que é energia cinética e sua
transformação em energia elétrica no caso da energia eólica.
Terceira aula (45 min): Vantagens da utilização da energia
eólica. Fatores políticos que influenciam na escolha da utilização dessa
energia. Proposta de questões sobre o tema para ser feito em casa e entregue.
Quarta aula (45min): Discussão das questões da aula
anterior.
Conteúdo:
Primeira
Aula:
O ciclo do ar é um processo natural que acontece quando o
calor emitido pelo Sol aquece o solo, e este por sua vez aquece o ar que está
mais próximo de si. O ar aquecido expande-se, diminuindo sua densidade, e isso
o leva para regiões mais elevadas da atmosfera. O ar que estava em cima desce e
ocupa o lugar do ar quente que acabou de subir. Assim se forma uma corrente vertical
de convecção onde o ciclo se repete. Portanto o normal é quanto mais longe do
solo a camada de ar está mais fria ela será. Esse ciclo do ar colabora para a
dispersão da poluição local.
Na inversão térmica, condições desfavoráveis podem provocar
uma alteração na disposição das camadas na atmosfera (ar quente embaixo e ar
frio em cima). Geralmente no inverno, pode ocorrer um rápido resfriamento do
solo ou um rápido aquecimento das camadas atmosféricas superiores.
Quando isso ocorre, o ar quente ficando por cima da camada de ar frio, passa a
funcionar como um bloqueio, não permitindo os movimentos verticais de
convecção: o ar frio próximo ao solo não sobe porque é o mais denso e o ar
quente que lhe está por cima não desce, porque é o menos denso. Acontecendo
isso, as fumaças e os gases produzidos pelas chaminés e pelos veículos não se
dispersam pelas correntes verticais. Os rolos de fumaça das chaminés assumem
posição horizontal, ficando nas proximidades do solo. As chuvas, que ajudam a
dissipar a camada de poluição, são raras no inverno e esse problema se agrava.
Segunda Aula:
Considere um corpo apoiado sobre uma superfície,
deslocando-se ao longo de uma distância. Enquanto a força atua sobre o corpo,
este é acelerado, ganhando velocidade. O trabalho está sendo realizado sobre
ele, graças à energia que lhe é transferida. Esta energia de movimento é chamada de
cinética.
“Energia cinética é a energia que está relacionada à
movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude de
ele estar em movimento.” (Física Ensino
Médio – Heliete M. Coelho A. A./ Pedro Henrique A. Aragão)
Há mais de 3000 anos, a conversão de energia cinética em
energia mecânica vem sendo utilizada pela humanidade. Com grande importância na
agricultura, os moinhos de vento tinham distintas funções, como o bombeamento
de água para irrigação das plantações, por exemplo.
Neste caso em que a energia utilizada é a do vento nós a
nomeamos de eólica.
Na energia eólica o deslocamento das massas de ar (explicado
na primeira aula) causa energia cinética nos aerogeradores que, através de um
gerador, produz energia elétrica.
Terceira
Aula:
O vento, assim como o Sol, é uma fonte “inesgotável” de
energia, o combustível é gratuito e não polui. Além do que os aerogeradores
necessitam de escassa manutenção.
Porém não é sempre que se tem vento suficiente para produzir
bastante energia elétrica e isso torna difícil um largo programa de exploração
desse meio de produção, porém quando bem localizado em sua se torna um negócio
bem rentável.
Nesse momento colocar em discussão do porque os alunos acham
que essa forma de energia não é tão utilizada e exemplificar dizendo que o
Brasil possui uma grande costa com excelentes condições de vento. Falar
brevemente que as usinas hidrelétricas também produzem energia elétrica através
da energia cinética da força da água.
Depois da discussão e dependendo do resultado expor que a
extração de combustíveis que produzem energia poluindo o ambiente é mais rápida
e utilizar esse meio de produção de energia (petróleo, carvão, usinas
nucleares) gera energia mais rápido. Falar sobre o interesse comercial que desconsidera o
impacto no meio ambiente causado pela queima de combustíveis fósseis.
Questões para serem feitas em casa:
01) Explique, em poucas linhas, como o ciclo do ar acontece.
01) Explique, em poucas linhas, como o ciclo do ar acontece.
02)(ENEM) Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move
turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados
por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica, são células
fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem
eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:
a) não provocarem impacto ambiental
b)independerem de condições climáticas
c)a energia gerada pode ser armazenada
d)utilizarem fontes de energia renovável
e)dependerem das reservas de combustíveis fósseis
a) não provocarem impacto ambiental
b)independerem de condições climáticas
c)a energia gerada pode ser armazenada
d)utilizarem fontes de energia renovável
e)dependerem das reservas de combustíveis fósseis
03) Faça um comentário da frase abaixo, extraída da revista The Economist, enfocando o Brasil no cenário energético mundial.
“O carvão e o petróleo não serão os reis da energia mundial
para sempre. Não é mais uma tolice olhar o Sol, o Vento e para as Ondas do mar.”
Quarta Aula:
A última aula se trata de um encerramento de todo o conteúdo, levantar dúvidas
e discutir a correção das questões que foram propostas para serem feitas e
entregues.
Bibliografia:
http://fontesdeenergianaesdah.blogspot.com.br/2010/05/vento.html
http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eolica.htm
http://www.fiec.org.br/artigos/energia/energia_eolica.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/inversao-termica.htm
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/inversao_termica.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar11.php
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-poluicao-ambiental/poluicao-ambiental-3.php
http://www.infoescola.com/meteorologia/massas-de-ar/
http://www.soq.com.br/conteudos/ef/ar/p3.php
Física Ensino Médio – Volume 1- Heliete M. Coelho Arruda Aragão e Pedro Henrique Arruda Aragão
Física Volume Único – Gualter e André
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http://www.infoescola.com/meteorologia/massas-de-ar/
http://www.soq.com.br/conteudos/ef/ar/p3.php
Física Ensino Médio – Volume 1- Heliete M. Coelho Arruda Aragão e Pedro Henrique Arruda Aragão
Física Volume Único – Gualter e André
Talita Coelho. prontuário: 1263331
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