Plano de aula: Ser humano
como máquina térmica
Introdução:
Esse plano de aula tem como
objetivo colocar o aluno na posição de pesquisador. A intensão é que o aluno
crie e a organize seu próprio material de estudo a partir de pesquisas feitas por
eles mesmos.
O tema tratado nessas
aulas será o ser humano como máquina térmica. Num primeiro momento (primeira
aula) será necessário fazer uma sondagem inicial do conhecimento prévio dos
alunos. Questões serão dadas aos alunos e em torno delas será iniciada uma
discussão sobre máquinas térmicas (definição e conceitos).
Na segunda a ideia é
que os alunos tenham uma pesquisa em mãos sobre fluxos de energia. O professor
deverá fazer a ligação entre essa pesquisa e o fluxo de energia no ser humano.
Na terceira aula será
feita uma discussão sobre o ser humano como máquina térmica. Para avaliar os
alunos, eles irão produzir um texto no qual deverão estar presentes os
conceitos tratados.
Aula
1
Na aula 1, será feita
uma sondagem do conhecimento dos alunos sobre o tema fluxo de energia e
máquinas térmicas. Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro. Cada
grupo discutirá as seguintes perguntas:
1) Na sua casa o que faz os aparelhos elétricos funcionarem? E um
carro? Existe algo em comum no funcionamento deles?
2) Da onde vem a energia para os seres humanos fazerem as tarefas
básicas? E para onde essa energia vai?
3) O que é uma máquina térmica? Ela está relacionada com o conceito
de energia?
4) Numa máquina térmica de onde vem a energia para mantê-la em
funcionamento? E para onde ela vai?
Cada grupo irá
responder as questões e o professor orientará os alunos para as respostas mais
coerentes para as questões.
Na questão 1 uma possível resposta dos
alunos seria que é a energia elétrica que faz os aparelhos funcionarem; no
carro seria o combustível. O professor conduziria os alunos a pensarem nas
transformações de energia.
Na questão 2 o objetivo
do professor será relacionar que o corpo humano funciona também a base de
energia alguma energia, seguindo um raciocínio semelhante aos aparelhos
elétricos e o carro.
Na 3ª e 4ª
questões, os alunos vão pensar no conceito e no funcionamento de máquinas
térmicas e o professor vai direcionar essa discussão para que se tenha a ideia
de que máquina térmica transforma energia térmica proveniente do calor em
energia mecânica (trabalho) num ciclo.
Ainda na terceira questão o professor vai discutir os conceitos de
máquina térmica e vai usar o motor de um carro para exemplificar.
Todas as máquinas térmicas têm como principio
receber calor de uma fonte quente e transformar esse calor em trabalho e uma parte
do calor é dissipado para uma fonte fria. E todo esse processo ocorre em um
ciclo que se repete. Como os estados inicial e final de um ciclo são os mesmos,
a energia interna nesse sistema é igual, e assim, a variação de energia interna
ao fim de um ciclo é nula.
A segunda lei da
termodinâmica em máquinas térmicas mostra que é impossível que em processos
cíclicos todo o calor fornecido se transforme em trabalho, isso é comprovado
com o rendimento das máquinas térmicas que é o trabalho divido pela quantidade
de calor da fonte quente.
Usando como exemplo um
motor de carro onde a energia obtida sob a forma de calor na câmara de
combustão devido à explosão da mistura de ar e gasolina, causa a expansão dessa
mistura gasosa. Esta expansão empurra um pistão ou êmbolo, realizando trabalho
sobre o exterior em seguida os gases resultantes da combustão são expelidos
para o exterior, entrando novamente para a câmara uma mistura de ar e gasolina,
e todo o processo volta a repetir-se, ou seja, é um processo cíclico. No motor
do carro a fonte quente é representada pelos gases da explosão e a fonte fria é
o próprio meio ambiente para onde os gases resultantes são expelidos, o
trabalho realizado é a movimentação do pistão. E esse processo se repete em
ciclos tudo isso caracteriza o motor de combustão interna como uma máquina
térmica.
Na questão quatro o
professor relaciona a máquina térmica com o ser humano na questão da utilização
da energia que entra e pra onde ela vai.
Será pedido uma pesquisa sobre fluxo de energia para a próxima
aula.
Aula
2
Com as pesquisas em
mãos, inicia-se a aula perguntando aos alunos o que eles entendem por fluxo de
energia. Cada aluno, ou cada grupo, vai dizer o que achou em sua pesquisa
e o professor anotará as ideias principais na lousa.
A partir disso, o
professor guiará a discussão para o fluxo de energia no ser humano (a energia
que entra e sai do sistema e suas transformações).
Essa discussão será baseada nos seguintes conceitos:
A energia entra no
sistema ser humano, através dos alimentos. Eles são “queimados” ou oxidados
dentro do corpo de maneira semelhante aos combustíveis fósseis que quando
queimados produzem calor e a luz das chamas. Já no corpo humano, o oxigênio do
ar combina-se com as substâncias que estão sendo consumidas e liberam energia
química. Diferentes tipos de alimento armazenam e liberam diferentes tipos de
energia.A energia química, produzida pelo organismo é transformada em energia
térmica que é usada para manter o ser humano aquecido, e se transforma em
energia mecânica, para a execução de atividades diárias.
Será proposta uma forma
para quantificar a energia utilizada pelo ser humano, para isso será utilizada
a hipótese de que toda a energia consumida através dos alimentos se transforma
em calor para manter o corpo aquecido e em trabalho, será feita uma estimativa
de quantas calorias são ingeridas num dia. E com essa hipótese verificar a
quantidade de energia é usada para a manutenção do ser humano nas suas
atividades.
Aula
3
Nessa aula, será retomada
a comparação do ser humano como uma máquina térmica.
Para isso, um texto
auxiliar para o professor na comparação do ser humano como máquina térmica.
Esse
trecho do texto serviria para ajudar na comparação do ser humano como a máquina
térmica dizendo que no ser humano a fonte quente seria a energia química
recebida do consumo dos alimentos e a fonte fria seria as reações fisiologias
para a manutenção da sua temperatura. E que o ser humano é uma máquina térmica
complexa porque a fonte fria é todo o aparelho termo regulador. Além disso, o
texto serve como uma complementação do assunto.
Bibliografia
Energia
Autor: Jack Challoner
Editora:
Globo
Faces da Energia
Autores: Aníbal Figueiredo e Maurício Pietrocola
Editora:
FTD
Fundamentos da Física – Vol. 2
Autores: Halliday , Renisck
Editora:
Sites:
Data de acesso: 16/05/2013
Data de acesso: 16/05/2013
Data de acesso: 16/05/2013
Data de acesso: 20/06/2013
Nomes: Gabriela Cavalcante e Gabriely Marques
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